10 Dicas de Poupança em 2019

Novo ano 2019 e novas resoluções para o ano novo, mas desta vez tem mesmo que ser para cumprir .... Todos os anos é a mesma conversa?!
Não!?! Este ano não há outra alternativa, pois não é possível viver mais neste caos financeiro!

# Gerir melhor as minhas Finanças

Este é um dos meus objectivos 2019, pois bem para concretizar isto ainda vou elaborar um post de organização financeira, que contempla um item essencial em 2019- POUPAR!! 




# 1 Registo Diário dos Gastos

Nada mais importante do que monitorizar todos os teus gastos, pois caso contrário o dinheiro vai e nem sabes bem para onde... Ups.. Abri a carteira e não tenho um cêntimo!
Para 2019 ser um ano próspero a minha dica é elaborar um documento Excel com todos os gastos bem detalhados, é imprecionante o que consegues descobrir sobre ti própria.

* Compromisso de todas as quintas - feiras lançar as despesas em Excel. 

Para que nada falhe neste documento de exel, porque um café aqui... Um extra ali... Outro ali... Depois ao fim da semana é difícil transplantar estes registos. Solução - APP Organizze, está a ser uma óptima descoberta para este novo mundo de empoderamento financeiro para 2019 e assim viver sobre o caminho da felicidade!


# 2 Dividir o ordenado em Percentagens

Após o melhor dia do mês acontecer..... Aquele em que se recebe o justo ordenado em Portugal pelas qualificações obtidas ! A minha dica passa por dividir a Pizza. 

Algo que nunca me preocupei em fazer, contudo como posso gerir adequadamente as minhas finanças se nunca me preocupei em olhar para o real, encara-lo de frente e melhorar o meu caos financeiro.

Após ler várias teorias sobre esta divisão, aquela que vos deixo como dica é :

- 50% despesas fixas essenciais

- 30% poupança (na verdade são apenas 25% os outros 5% são para o que?! Uma coisa que por vezes destrói o meu plano mensal é depois ando sempre aos trambolhões ... Prendas de aniversário, parece uma coisa simples? Mas depois de analisar as minhas finanças percebi que nunca estava preparada para isso)

- 20% Lazer (aqui estou a incluir prática desportiva extra ginásio e um dos meus objectivos para 2019- cuidar mais de mim, unhas, depilação lazer... Etc..)

Esta é uma dica que resulta para mim, vai ao encontro dos meus objetivos de vida, têm que pensar nos vossos há ainda outras teorias como 50/15/35,  50/20/25/5 & 50/10/10/10/10/5.

# 3 Planear os gastos para cada mês 

Algo para o qual nunca dei importância, ia vivendo e quando chegasse logo se via.... Nada disso Malta! Isto é só contribuir para o caos financeiro que me recuso a participar em 2019! 

Dicas importantes a planear :
- aniversários
- seguros extra.... Carro . IMI, IUC, etc..
- férias

Estes eram alguns dos desafios anuais e quando uma coisa corre mal, parece que nunca mais nos endireita os certo?! 2019 bem direitos e cheios de sucesso económico ***

#4 Mealheiros

Não é só para crianças, aquelas moedas no fundo da carteira... De uma mala... De outra ... Nada se desperdiça  dá um jeitinho para um extra ou capricho naquela altura do mês que pouco ou nada temos!

#5 Rever os contratos e despesas de manutenção de contas

Esta é uma excelente opção para poupar aquilo que parece ser pouco mas acumulado já dá um jantar fora.... Eheheh
Se nos acomodarmos e aceitar-mos as taxas ou impostos ou sem lá o que para roubarem mais uns tostões..... Estamos a dizer que por nós está tudo certo! Levem lá esses míseros tostões que a mim não fazem falta .... Não ... Não! Podes retirar para metade despesas de manutenção de conta ou isenção... Está atento a todas as letras pequenas.

#6 Refeições leva de casa

Este é um ponto que me custou muito a aceitar, pois confesso que gosto de comer fora e da comodidade de não carregar lancheiras e preocupações do dia anterior do que preparar para levar.

Contudo este não é o caminho para 3 dos meus objetivos 2019- Ter 50 kg (ou pelo menos uma % de massa gorda aceitável), ter uma alimentação mais saudável e equilibrada e poupar dinheiro.


Assim sei o que estou a comer, poupo dinheiro e posso comer logo que tiver oportunidade (e quando vais almoçar é passas imenso tempo na fila? Irrita-me muito passar tempo que podia ser de qualidade em filas).


# 7 Desafio-te para um duelo 3 dias por mês sem gastar 1 cêntimo

Quando fazemos o registo das nossas finanças detalhado é imprecionante como gastamos todos os dias dinheiro mesmo quando achamos que não. Então fica aqui a dica/ desafio.... Alinhas?!

#8 Poupar nos vícios - Confesso, Café!!

Não fumo .... Adoro o meu copo de Vinho mas consigo passar bem sem isso... Agora sem café !!!
Analisando a situação no mínimo são 2 e será 1,40 X 31= 43,4€ /mês.e logo 520,8 €/ ano!!!
Até fazer esta partilha não tinha a mínima noção disto .... Dava uma boa ajuda para o seguro do carro ou férias!!
Malta pensem bem nos verdadeiros parasitas do vosso dinheiro - já percebi um dos meus!!

#9 Estar atenta a todos os descontos e vales

Quantas vezes não acontece no meio da papelada da carteira ... Um vale... Olha outro... Deixa cá ver... Bolas já passou da validade! É só a mim?!

Este próximo ano 2019 assumo o compromisso de estar mais organizada com este tipo de papelada, já comprei uma bolsa na qual vou colocar de imediato todos os vales, descontos e voucheres ... Vamos lá poupar ao máximo este ano!

Vou estar atenta ainda aos estudos da Deco para usufruir ao máximo dos descontos e melhores condições qualidade / preço. 


#10 Livros da biblioteca

Por último e para não ser mais extensa na partilha, adoro ler contudo é um hábito caro pois a maioria dos livros ainda contempla um peso no orçamento mensal. Decidi voltar a um velho hábito de infância.... Ir à biblioteca requesitar livros.

Foi muito engraçado, pois há muitos anos que não ia lá e questionei o Sr. X sobre todo o processo, o qual me explica com um enorme sorriso e simpatia e no fim diz " estou aqui a ver no seu processo que já lá vão mais de 10 anos" e muito impulsivamente respondo " o bom filho à casa retorna" *** Sabem aquela magia da infância / adolescência de voltar a ver as mesmas pessoas, mais envelhecidas... Os mesmos cantos de livros ... O mesmo cheiro... A mesma luz... E todos aqueles livros!

Está a ser uma boa experiência que me vai ajudar a poupar em 2019 sem dúvida.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Força e a Coragem de mudar aquilo que parece ser o teu Destino....